J. A. Dias Lopes

Compartilhe

J. A. Dias Lopes é jornalista, cronista e escritor gastronômico. Nasceu no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. Transferiu-se para São Paulo em 1968, onde integrou a equipe que fundou a VEJA, residindo até hoje na cidade. Trabalhou 23 anos na revista, desempenhando várias funções, inclusive a de correspondente na Itália, de 1987 a 1991. Naquele país, apaixonou-se pela sua cultura milenar e história da gastronomia.

Antes de mudar para a Itália, recebeu vários prêmios pelo trabalho como jornalista, inclusive duas vezes o Esso (o mais importante do Brasil, na época), em 1982 e 1986. Na volta, dirigiu a revista GULA e foi por mais de dez anos seguidos colunista gastronômico do jornal O Estado de São Paulo, os últimos no caderno Paladar. Além disso, fundou e dirigiu a Revista GOSTO; e publicou um blog na VEJA.com.

No ofício de cronista e escritor gastronômico, já lançou mais vinte livros, entre os quais A Canja do Imperador, Companhia Editora Nacional, SP, 2004, com o mesmo conteúdo histórico-culinário das crônicas no Paladar; A Rainha que Virou Pizza, Companhia Editora Nacional, SP, 2007; O País das Bananas, Companhia Editora Nacional, SP, 2014, com oitenta crônicas brasileiras; Massa! Mangia Che ti Fa Felice, Editora Melhoramentos, SP, 2016.

Arroz! Assim Cozinha a Humanidade, Editora Melhoramentos, SP, 2017; Sanduíche! Impossível Resistir a Essa Tentação, Editora Melhoramentos, SP, 2018; O Churrasco – Histórias e Receitas de Churrasco, Edição NB Steak, SP, 2017; Giro D’Italia – Uma Pela Enogastronomia Das 20 Regiões Do País, Editora Ânfora, SP, 2019; Bacalhau – As Melhores Receitas e Suas Histórias, Editora Melhoramentos, SP, 2019.

Em 2013, J. A. Dias Lopes foi eleito Personalidade do Ano da Gastronomia do Brasil, pela revista WINE – Essência do Vinho, de Portugal. Também recebeu o PRIX DE LA LITTÉRATURE GASTRONOMIQUE 2018, da ACADEMIA BRASILEIRA DE GASTRONOMIA-ABG, pelo conjunto da obra.