Serra – ES
Sempre que lhe perguntam se está contente com a profissão que escolheu, o chef Francisco Romim responde que sim, pois felizes aqueles, como ele, que fazem na vida o que gostam. E Francisco gosta de cozinhar. Para ser cozinheiro é fundamental que a pessoa goste de cozinhar, comer e que tenha o dom. O início de tudo nesta profissão. Além disso, é necessário que tenha tido bons mestres em sua trajetória, uma formação sólida, habilidade gestual, capacidade de reflexão e identidade cultural.
Nascido na cidade de Santana da Ponte Pensa, pequeno município de São Paulo, Francisco Romim Filho de 58 anos de idade, teve sua infância marcada no Interior de Minas Gerais, onde cresceu e obteve seu primeiro contato com a cozinha de verdade, trabalhando com a sua família. Ainda pequeno, o chef ajudava sua mãe a fazer coxinha de mandioca, que era fornecida ao comercio em São Sebastiao do Pontal/MG.
Entretanto, o chef desenvolveu sua carreira na cidade de Vitória, Espirito Santo com a conclusão de vários cursos profissionalizantes: Padeiro e Confeiteiro, pelo SENAC e Cozinheiro pelo Instituto Gourmet. Morador do município da Serra tendo um antigo elo na cidade, foi Personal chef e esteve à frente de vários eventos como Chef de Cozinha, tendo concluído vários cursos de especialização na gastronomia Italiana, sua grande paixão.
Atualmente, ocupa o cargo de cozinheiro no Restaurante Recanto das Estrelas no Balneário de Manguinhos, na cidade de Serra/ES.